Definidos tempo e ordem dos programas
Na manhã desta sexta-feira (10), a Justiça Eleitoral de Brusque esteve reunida em sala anexa ao Cartório Eleitoral com representantes de partidos políticos e veículos de comunicação locais. O objetivo do encontro foi de definir o sistema organizacional para o início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e televisão, que iniciará no dia 21 de agosto (terça-feira). O juiz Rafael Osório Cassiano, responsável pela 5ª Zona Eleitoral de Brusque, Guabiruba e Botuverá, participou da reunião.
Ficou definido que as emissoras que vão gerar os programas no período de 21 de agosto a 4 de outubro serão quatro. A Rádio Cidade AM, do dia 21 de agosto até 1º de setembro. Do dia 2 de setembro ao dia 12 de setembro, os programas serão gerados pela Rádio Araguaia AM. Do dia 13 de setembro até o dia 23 do mesmo mês, a emissora responsável pela geração será a Diplomata FM. Já do dia 24 de setembro até o dia 4 de outubro será a Rádio Guararema FM a responsável.
Os representantes dos partidos se comprometeram em entregar o material produzido em CD ao responsável de cada emissora até as 17 horas do dia anterior ao programa, tendo em mãos o protocolo de entrega de propaganda eleitoral para o preenchimento devido das especificações, conforme determina a lei. Da Rádio Cidade, o responsável para o recebimento da mídia produzida pelos partidos será Geraldo Lacerda.
Durante a reunião, também foi definido o tempo proporcional para os partidos durante os programas eleitorais. A coligação Tenho Brusque no Coração, formada pelos partidos PT, PC do B, PDT, PHS, PP, PTC, PMDB, PR, PPS terá o tempo de 13m46s92c. A coligação A Força do Povo, formada pelos partidos PSD, PT do B, PSC, PV, PTN, PSL, PSB, PRB, DEM, PRTB terá o tempo de 09m07s63c. O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) ficou com o tempo de 04m35s44c. Já o Partido Social Democrata Cristão (PSDC) terá o tempo de 02m30s00c.
O programa eleitoral gratuito nas emissoras de rádio vai ao ar das 7 horas às 7h30min e das 12 horas às 12h30min. A veiculação dos programas se divide em majoritária (prefeito) e proporcional (vereador), de acordo com o sorteio realizado no cartório eleitoral, entre os presentes. O programa inicia no dia 21 de agosto e, como determina a lei eleitoral, os dias da semana são distribuídos da seguinte forma: nas segundas, quartas e sextas-feiras o horário é destinado para majoritária. Nas terças, quintas e sábados, será a vez da programação para a proporcional.
Pelo sorteio, a ordem dos programas para o primeiro dia ficou a ordem de veiculação assim determinada: 1º a coligação PSB, PTdoB e PTB; 2º PSDC, 3º PMDB; 4º coligação PDT, PHS, PCdoB, PPS; 5º coligação PV, PTN, PSC, PSL; 6º PSDB; 7º coligação PSD, PRB, DEM; 8º PT; e 9º coligação PP, PR, PTC.
Na majoritária, pela ordem do sorteio, ficou assim definido: 1º a coligação Tenho Brusque no Coração, formada pelos partidos do PT, PC do B, PDT, PHS, PP, PTC, PMDB, PR e PPS; 2º Partido Social Democrata Cristão (PSDC); 3º Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB); e em 4º a coligação A Força do Povo, formadas pelos partidos PSD, PT do B, PSC, PV, PTN, PSL, PSB, PRB, DEM, PRTB.